segunda-feira, 1 de abril de 2013

APRENDENDO A SER DEUS por GÉSNER LAS CASAS = LEMBRANÇAS ETERNAS DE UMA VIDA POR INTEIRO=

“A MINHA ETERNA SOLIDÃO, MESMO NA MULTIDÃO, ME TRANSPORTA À FÉ EM DEUS”
A VERDADE QUE PROFESSO INCOMODA MUITA GENTE DA MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA E DE VELHOS CONHECIDOS DE UMA SOCIEDADE QUE SE REUNIA PARA CONFRATERNIZAÇÕES E RITOS RELIGIOSOS MISTERIOSOS.
A VELHARIA ARROGANTE, PERNICIOSA E PRETENSIOSA DESEJA CALAR MINHA BOCA E MINHA CANETA INDOMÁVEIS QUE NUNCA ESCONDERÃO FATOS VERDADEIROS QUE PODERÃO FAZER MUDAR A MANEIRA DE VIVER DA GENTE DESTA TERRA.
EXATAMENTE COMO AFIRMEI INÚMERAS VEZES, RECORDO-ME PERFEITAMENTE DE TODOS OS ACONTECIMENTOS DESTA VIDA, MESMO ANTES DE TER NASCIDO.
EU OUVIA A VOZ MAVIOSA DE MINHA MÃE CANTANDO E CONVERSANDO COM MEU PAI, QUE LHE RESPONDIA COM SUA VOZ RETUMBANTE E IMPOSITIVA. OS SONS PRODUZIDOS POR MEU PAI ASSEMELHAM-SE AS TROVOADAS NOTURNAS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, ENQUANTO O CANTAROLAR DE MINHA MÃE, AINDA HOJE, ME FAZEM LEMBRAR AS QUEDAS D’ÁGUA DAS CACHOEIRAS MISTURADAS AOS SONS DO VENTO DAS FLORESTAS E DOS PÁSSAROS TRINANDO NAS MANHÃS ENSOLARADAS DE MARÍLIA E DE DOIS CÓRREGOS. NUM REPENTE A ORDEM DE DEIXAR A MADRE VEIO E EU INICIEI A VIAGEM EM DIREÇÃO A LUZ DIFUSA DO QUARTO DE DORMIR DE MEUS PAIS.
OS MOMENTOS DURANTE O PARTO REALIZADO POR DONA TÉKLA, QUE AUXILIAVA DONA ARACY A ME OFERECER A LUZ DO MUNDO SÃO PERFEITAMENTE PRESENTE EM MINHA MEMÓRIA. NA CASA HUMILDE DE MADEIRA PINTADA EM AZUL CELESTE, DESTACAVÁ-SE O TOM ALARANJADO DAS TELHAS DE BARRO NOVAS NUM AMBIENTE BEM CUIDADO EM MEIO AO AREÃO BRANCO DAS RUAS PONTILHADAS DE TRONCOS DE GRANDES ÁRVORES QUE ACABAVAM DE SOFRER A AÇÃO DE LENHADORES. A CHAMA TREMULANTE E TÊNUE DA LAMPARINA DE AZEITE DEIXAVA TUDO LIGEIRAMENTE DOURADO.
A RECORDAÇÃO DE O MEU SUGAR OFEGANTE DURANTE A RESPIRAÇÃO, AINDA ME TRÁS O GOSTO INIGUALÁVEL DO ALIMENTO MATERNO SEMPRE CERCADO DE MUITO CARINHO. ATÉ QUE FOI INTERROMPIDO PELO ANÚNCIO DA CHEGADA DE MEU PRIMEIRO IRMÃO ENTRE OS QUATRO QUE VIERAM EM ANOS SEGUINTES.
AOS NOVE MESES DE MINHA VIDA, MINHA MÃE DISSE-ME QUE EU NÃO MAIS PODERIA MAMAR E, SIM, COMER FRUTAS RASPADAS COM A COLHER E PÃO DE LÓ COM LEITE DE VACA OU CABRA, UMA VEZ QUE MO MEU IRMÃOZINHO ESTAVA A CAMINHO.
A MINHA VIDA MUDOU MUITO APÓS A CHEGADA DE MEU PRIMEIRO IRMÃO, E A CADA DOIS ANOS, APÓS, COM O NASCIMENTO DOS OUTROS TRÊS, ENTRE ELES UMA MENINAZINHA DE CABELOS LONGOS E CASTANHOS ESCUROS DESDE O NASCIMENTO. UM DIA FOMOS CINCO FILHOS DE DONA ARACY E DE SEBASTIÃO, O SEU TANGO. E POR ISSO PASSAMOS FOME E MEDOS HORRIPILANTES EM LOCAIS MISERÁVEIS, MAS MUITO LIMPOS HIGIENICAMENTE.
NAS NOITES, QUANDO VENTO SOPRAVA, ASSOBIANDO DE MANEIRA LÚGUBRE NAS FOLHAS DAS ÁRVORES, OS GATOS MIAVAM EM BUSCA DE COMPANHIA.
COM A LAMPARINA DE QUEROSENE JÁ APAGADA, TUDO SE TRANSFORMAVA EM FANTASMAS ASSUSTADORES QUE NÃO ERAM VISÍVEIS AOS MEUS OLHOS, MAS CONCRETAMENTE EXISTENTES EM MINHA IMAGINAÇÃO DE CRIANÇA.
REVELADO Á MINHA MÃE ESSE MEU TEMOR, FUI ENSINADO A BUSCAR EM DEUS A FORÇA PODEROSA DA FÉ NO SENHOR DEUS QUE, TUDO PODE NAQUELE QUE ME FORTALECE.
EU, QUE NÃO DORMIA DESCOBERTO E NÃO ENFRENTAVA A ESCURIDÃO DA NOITE E DOS LUGARES SEM LUZ, PASSEI A PROCURAR A ESCURIDÃO PARA FALAR E OUVIR A PALAVRA DE DEUS EM SECRETO.
MINHA DOCE MÃEZINHA LEU NA BÍBLIA A HISTÓRIA PERVERSA DOS HOMENS QUE HUMILHAVAM SUAS MULHERES E AOS INFERIORES SOCIALMENTE. AO CONHECER A HISTÓRIA SOBRE JESUS DE NAZARET, O CRISTO NOSSO REDENTOR, CHOREI PELO SOFRIMENTO INJUSTO IMPOSTO AO FILHO DO DEUS ÚNICO.
ASSIM, APRENDI A VIVER SOZINHO PARA SERVIR, RECEBER NOVOS CONHECIMENTOS E TRABALHAR DIUTURNAMENTE EM PROL DE MEU APERFEIÇOAMENTO ESPIRITUAL.
A FOME E OS ESPANCAMENTOS, ALÉM DAS INÚMERAS HUMILHAÇÕES SOFRIDAS DEIXARAM MARCAS QUE ÀS VEZES DOMINAM MEUS MOMENTOS PRESENTES.
NO ENTANTO, MESMO ASSIM SOU DONO DA MINHA FÉ, QUE RESTAURA MINHA FORÇA DE VIVER ETERNAMENTE E UM DIA FICAR FRENTE A FRENTE COM JESUS DIANTE DO TRONO DE DEUS.
A VERDADE QUE PROFESSO INCOMODA MUITA GENTE DA MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA E DE VELHOS CONHECIDOS DE UMA SOCIEDADE QUE SE REUNIA PARA CONFRATERNIZAÇÕES E RITOS RELIGIOSOS MISTERIOSOS.
A VELHARIA ARROGANTE, PERNICIOSA E PRETENSIOSA DESEJA CALAR MINHA BOCA E MINHA CANETA INDOMÁVEIS QUE NUNCA ESCONDERÁ FATOS VERDADEIROS QUE PODERÃO FAZER MUDAR A MANEIRA DE VIVER DA GENTE DESTA TERRA.
GÉSNER LAS CASAS
RADIALISTA, ESCRITOR & JORNALISTA BRASILEIRO